ESQUIZOFRENIA ESPIRITUAL

O termo "esquizofrenia" foi criado em 1911 pelo psiquiatra suíço Eugem Bleuler com o significado de mente dividida. O autor ressaltou a dissociação que às vezes o paciente percebe entre si mesmo e a pessoa que ocupa seu corpo.
O paciente faz uma cisão, uma separação entre o corpo e os aspectos psíquicos.

Pensando no aspecto espiritual, acredito que em função de uma má formação espiritual pela falta de "uma boa maternagem" que nada mais é do que um discipulado dinâmico e integral corre-se o risco de fazer uma cisão entre o sagrado e o "profano" e conseqüentemente, formamos outros da mesma espécie.

Durante a semana, somos os "profissionais" e no exercício desta profissão excluímos nossos valores, nossos princípios e acabamos por viver uma vida totalmente avessa à fé. Às vezes, o máximo que conseguimos é dizer a outros que somos crentes e paramos por ai. Tememos misturar profissão e fé. Alguns mais conscientes procuram levar estas pessoas aos "profissionais da fé" ou seja, aos pastores e missionários para que estes evangelizem os seus colegas.

Percebo que alguns de nós não damos conta da tremenda oportunidade que temos no simples fato de conhecer uma rede de pessoas que os "profissionais da fé" nunca teriam acesso, isso porque estas pessoas dificilmente freqüentariam nossas reuniões. Se estas pessoas não comparecem à igreja, então a igreja irá até elas, através do testemunho dinâmico dos profissionais que não separam fé e profissão.

Nenhum de nós é tão pobre espiritualmente que não possa ter o suficiente para compartilhar com outros a respeito da relação com Deus. É considerada doença aquele que faz esta cisão. Jesus já veio em nós através do Espírito Santo e este já derramou amor em nossos corações, para que, a tempo e a fora de tempo sejamos os profissionais que não separam o sagrado do "profano", porque já entendemos que tudo é santo. Como disse o apóstolo Paulo: E tudo que fizerdes fazei-o para o Senhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DIRETORES DA CRUZADA ESTUDANTIL NO BRASIL

OS PREPARATIVOS PARA O CASAMENTO

A CRUZADA ESTUDANTIL EM NOVO ENDEREÇO