ALGUÉM SE IMPORTA DE VERDADE?

"O pior pecado que podemos cometer contra outros seres humanos não é o de odiá-los, mas sim ser indiferentes a eles: essa é a essência da desumanidade".

Essa declaração sem dúvida, resume o que Jesus ensinou na parábola do bom samaritano e censura todos os que cruzam os braços em complacência, abrem um sorriso agradável e perguntam de um modo um tanto sarcástico: "E por acaso, alguém se importa?".

Essas foram as declarações que ouvi logo cedo, de um amigo que compartilhou conosco um estudo bíblico no livro de Neemias. Esse estudo fez tanto sentido para mim e me tocou tanto, que desejei compartilhar aqui em meu blog. Neemias era o tipo de pessoa que se importava.

  1. Neemias se importou o suficiente para perguntar (1:1-3).
    Ele era judeu, tinha um cargo importante no palácio, mas a despeito do "conforto" de sua posição, se importou o suficiente para perguntar a seu irmão, como andava o seu povo. Será que somos como Neemias, ansiosos para saber a verdade mesmo sobre as piores situações? Somos o tipo de pessoa que se importa o suficiente para parar e perguntar como é que vão as coisas com os outros? Confesso que as vezes sou aquela pessoa que faço pergntas, mas elas são de praxe. Não estou muito disposta a ouvir de fato a resposta. Acredito que no dia-a-dia, minha tendência é ser muito mais robótica, ou seja, pergunta por perguntar sem de fato dispor o meu interior para ouvir.
  2. Neemias se importou o suficiente para chorar (1:4)
    Aquilo que leva as pessoas a rirem ou a chorar, indica com frequencia o seu caráter. Quando Deus coloca um peso em nosso coração, não devemos tentar escapar, pois se o fizermos, perderemos a benção de talvez sermos usados por Ele naquela situação. Neemias ao perguntar como estava o seu povo e ao ouvir a resposta, aquilo mexeu tanto com o seu coração, que ele chorou. Isso significa que ele de fato se importou. Ele não fez uma pergunta apenas por fazer, uma pergunta de praxe: e ai como é que vai? sem ter a disposição de sinceramente ouvir a resposta.
  3. Neemias se importou o suficiente para orar (1:5-10)
    Essa oração é a primeira de doze registrada no livro de Neemias. O livro começa e termina com oração. Neemias não apenas ficou cogitando na resposta que recebeu à sua pergunta, não ficou apenas chorando ao receber a notícia, mas ele orou, entregou ao Deus criador a sua petição. Lógico que em sua oração, ele cogitou com Deus como poderia ajudar naquela situação.
  4. Neemias se importou o suficiente para ser a resposta de sua própria oração (1:11)
    Alguém afirmou com razão que orar não é conseguir que a vontade do homem seja feita no céu, mas que a vontade de Deus seja feita na terra. Porém, a fim de que a vontade de Deus se cumpra na terra, Deus precisa de pessoas dispostas a serem usadas por ele. Neemias planejou sair de seu lugar de conforto para ser a resposta de sua propria oração. Ele não retrucou pedindo para que Deus enviasse outra pessoa, mas se dispos a ir a Jerusalém para ser uma parte da solução. Acredito sinceramente, que muitas vezes minha oração é tão de praxe que eu até choro diante de Deus, mas falta-me muitas vezes a disposição em ser a resposta àquela oração.

Com isso tudo em mente, podemos fazer a pergunta novamente. Alguém se importa de verdade? Eu me importo? Você se importa? Quem se importa vai atrás para saber como andam as coisas, deixa-se tocar com a resposta a ponto de chorar, mas não fica só no choro, no sentimento, se dispõe a orar a ponto de se disponibilizar para ser a a resposta à própria oração. Você se importa de verdade?

Comentários

Bia disse…
É acho que eu não me importo ainda, mas quero me importar de verdade!

Bia - Deus e a Menina
Bia disse…
É acho que eu não me importo ainda, mas quero me importar de verdade!

Bia - Deus e a Menina

Postagens mais visitadas deste blog

OS DIRETORES DA CRUZADA ESTUDANTIL NO BRASIL

OS PREPARATIVOS PARA O CASAMENTO

A CRUZADA ESTUDANTIL EM NOVO ENDEREÇO